top of page
Captura_de_Tela_2018-07-24_às_17.28.40.png

A história do teatro e sua relação com a cultura contemporânea.

Curso Ministrado por Welington Andrade

Leituras dramáticas coordenadas por Celso Frateschi

Com projeções cinematográficas das peças analisadas

De 11/08 a 15/12/2018, aos sábados, das 15h às 18h

Encontros semanais, aos sábados:

das 11h00 às 13h00 projeções cinematográficas das peças analisadas;

das 13h00 às 15h00 almoço com cardápio e preços a serem divulgados em breve;

das 15h00 às 18h00, para análise das peças e leitura de algumas de suas cenas previamente selecionadas.

Valor do curso: 

R$ 630,00 por módulo (15 encontros)

a vista com 5% de desconto ou parcelado com as formas de pagamento a ser combinadas no ato da inscrição.

aula avulsa : R$50,00

Valor para assistir as projeções

Alunos :R$10,00

Avulso : R$20,00

As inscrições estão abertas no Ágora Teatro pelo telefone 11-32840290 

e-mail:  agora@agorateatro.com.br

site:

https://www.agorateatro.com.br/texto-e-cena

MÓDULO 2: IDADE MÉDIA E RENASCENÇA 

 

Tem início dia 11 de Agosto de 2018 e aborda a história da dramaturgia e sua relação com a cultura contemporânea. Ministradas por Welington Andrade, doutor em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo (USP), as aulas devem analisar o texto dramatúrgico do ponto de vista não somente de suas características estilísticas e formais como também de seu contexto sociocultural.

 

Ao final de cada encontro, haverá leituras dramáticas do texto analisado coordenadas por Celso Frateschi com atores convidados e do Núcleo de Pesquisas do Ágora Teatro.

 

  No primeiro módulo, que acontece até o início de julho, o tema é Antiguidade Greco-Latina com estudos da tragédia, comédia e drama satírico. As aulas acontecem aos sábados, das 15 às 18 horas. O segundo módulo abordará a Idade Média e a Renascença.

CRONOGRAMA

11/8: Idade Média europeia e humanismo português. Ecos do teatro medieval – religiosidade e

crítica social: Auto da barca do inferno (1517) e A farsa de Inês Pereira (1521-4), Gil Vicente

(1465?-1537?).

18/8: Renascença italiana. As bases intelectuais do mundo moderno: A divina comédia, Dante

Alighieri (1265-1321); Cancioneiro (1370), Petrarca (1304-1374); Decameron (1354), Boccaccio

(1313-1375).

25/8: Renascença italiana. Sátira da burguesia florentina: A mandrágora (1514), Maquiavel

(1469-1527).

01/9: Dramaturgia elisabetana. Tragédia de vingança: A tragédia espanhola (1587-8), Thomas

Kyd (1558-1594).

Obs.: No dia 8/9, não haverá aula.

15/9: Dramaturgia elisabetana. O pacto fáustico: A trágica história do Doutor Fausto (1604),

Christopher Marlowe (1564-1593).

22/9: Dramaturgia elisabetana – William Shakespeare (1564-1616), dramas históricos: Ricardo

III (1592-3).

29/9: Dramaturgia elisabetana – William Shakespeare, dramas históricos: Ricardo II (1595).

6/10: Dramaturgia elisabetana – William Shakespeare, dramas históricos: Henrique IV (1596-7).

Obs.: No dia 13/10, não haverá aula.

20/10: Dramaturgia elisabetana – William Shakespeare, comédias: A comédia dos erros (1593).

27/10: Dramaturgia elisabetana – William Shakespeare, comédias: Sonhos de uma noite de

verão (1595-6).

10/11: Dramaturgia elisabetana – William Shakespeare, comédias: O mercador de Veneza

(1596-1597).

Obs.: No dia 3/11, não haverá aula.

24/11: Dramaturgia elisabetana – William Shakespeare, tragédias: Hamlet (1600-1).

Obs.: No dia 17/11, não haverá aula.

1o/12: Dramaturgia elisabetana – William Shakespeare, tragédias: Rei Lear (1605).

8/12: Dramaturgia elisabetana – William Shakespeare, tragédias: Macbeth (1606).

15/12: Dramaturgia elisabetana – Ben Johnson (1572?-1637). Sátira do mundo renascentista:

Volpone (1605-1606).

Leitura sugerida para todo o semestre:

✓ Gargântua e Pantagruel (1532-1564), François Rabelais.

Edições recomendadas:

  • RABELAIS, François. Gargântua e Pantagruel. Tradução por David Jardim Júnior. Belo Horizonte: Itatiaia, 2003. (Coleção Grandes Obras da Cultura Universal, 14).

bottom of page