A história do teatro e sua relação com a cultura contemporânea.
Curso Ministrado por Welington Andrade
Leituras dramáticas coordenadas por Celso Frateschi
Com projeções cinematográficas das peças analisadas
De 11/08 a 15/12/2018, aos sábados, das 15h às 18h
Encontros semanais, aos sábados:
das 11h00 às 13h00 projeções cinematográficas das peças analisadas;
das 13h00 às 15h00 almoço com cardápio e preços a serem divulgados em breve;
das 15h00 às 18h00, para análise das peças e leitura de algumas de suas cenas previamente selecionadas.
Valor do curso:
R$ 630,00 por módulo (15 encontros)
a vista com 5% de desconto ou parcelado com as formas de pagamento a ser combinadas no ato da inscrição.
aula avulsa : R$50,00
Valor para assistir as projeções
Alunos :R$10,00
Avulso : R$20,00
As inscrições estão abertas no Ágora Teatro pelo telefone 11-32840290
e-mail: agora@agorateatro.com.br
site:
MÓDULO 2: IDADE MÉDIA E RENASCENÇA
Tem início dia 11 de Agosto de 2018 e aborda a história da dramaturgia e sua relação com a cultura contemporânea. Ministradas por Welington Andrade, doutor em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo (USP), as aulas devem analisar o texto dramatúrgico do ponto de vista não somente de suas características estilísticas e formais como também de seu contexto sociocultural.
Ao final de cada encontro, haverá leituras dramáticas do texto analisado coordenadas por Celso Frateschi com atores convidados e do Núcleo de Pesquisas do Ágora Teatro.
No primeiro módulo, que acontece até o início de julho, o tema é Antiguidade Greco-Latina com estudos da tragédia, comédia e drama satírico. As aulas acontecem aos sábados, das 15 às 18 horas. O segundo módulo abordará a Idade Média e a Renascença.
CRONOGRAMA
11/8: Idade Média europeia e humanismo português. Ecos do teatro medieval – religiosidade e
crítica social: Auto da barca do inferno (1517) e A farsa de Inês Pereira (1521-4), Gil Vicente
(1465?-1537?).
18/8: Renascença italiana. As bases intelectuais do mundo moderno: A divina comédia, Dante
Alighieri (1265-1321); Cancioneiro (1370), Petrarca (1304-1374); Decameron (1354), Boccaccio
(1313-1375).
25/8: Renascença italiana. Sátira da burguesia florentina: A mandrágora (1514), Maquiavel
(1469-1527).
01/9: Dramaturgia elisabetana. Tragédia de vingança: A tragédia espanhola (1587-8), Thomas
Kyd (1558-1594).
Obs.: No dia 8/9, não haverá aula.
15/9: Dramaturgia elisabetana. O pacto fáustico: A trágica história do Doutor Fausto (1604),
Christopher Marlowe (1564-1593).
22/9: Dramaturgia elisabetana – William Shakespeare (1564-1616), dramas históricos: Ricardo
III (1592-3).
29/9: Dramaturgia elisabetana – William Shakespeare, dramas históricos: Ricardo II (1595).
6/10: Dramaturgia elisabetana – William Shakespeare, dramas históricos: Henrique IV (1596-7).
Obs.: No dia 13/10, não haverá aula.
20/10: Dramaturgia elisabetana – William Shakespeare, comédias: A comédia dos erros (1593).
27/10: Dramaturgia elisabetana – William Shakespeare, comédias: Sonhos de uma noite de
verão (1595-6).
10/11: Dramaturgia elisabetana – William Shakespeare, comédias: O mercador de Veneza
(1596-1597).
Obs.: No dia 3/11, não haverá aula.
24/11: Dramaturgia elisabetana – William Shakespeare, tragédias: Hamlet (1600-1).
Obs.: No dia 17/11, não haverá aula.
1o/12: Dramaturgia elisabetana – William Shakespeare, tragédias: Rei Lear (1605).
8/12: Dramaturgia elisabetana – William Shakespeare, tragédias: Macbeth (1606).
15/12: Dramaturgia elisabetana – Ben Johnson (1572?-1637). Sátira do mundo renascentista:
Volpone (1605-1606).
Leitura sugerida para todo o semestre:
✓ Gargântua e Pantagruel (1532-1564), François Rabelais.
Edições recomendadas:
-
RABELAIS, François. Gargântua e Pantagruel. Tradução por David Jardim Júnior. Belo Horizonte: Itatiaia, 2003. (Coleção Grandes Obras da Cultura Universal, 14).