IMPROVISO, IMAGINAÇÃO E PRESENÇA

Curso voltado para desenvolver a criatividade, exercitar a imaginação, melhorar a desenvoltura e o improviso em situações da vida diária que demandam prontidão. Trabalha a espontaneidade, encarando a vida como um fluxo sem fim e sem julgamentos. Com exercícios e jogos teatrais, os participantes terão oportunidade de vivenciar e experimentar em grupo situações e personagens de maneira gradual e sutil, construindo narrativas.

 

A metodologia utilizada parte de jogos tradicionais infantis e se desenvolve em exercícios teatrais, onde serão trabalhados conceitos do universo do sensível – estímulos que possibilitem novas percepções do mundo, conceitos da base teatral e do improviso que a maioria das brincadeiras tradicionais utiliza: um lugar, uma ação, que os exercícios teatrais irão realçar em situações criadas pelos participantes.

 

A criatividade revelada pelo tempo de experimentação e calma são temas trabalhados neste curso, que não tem a pretensão, mas pode ser encarado como um passo inicial de uma formação de olhar para as artes cênicas. A dinâmica de aula implica em jogos coletivos que evoluem para exercícios em trios e duplas, as duas formadoras ministram a aula juntas.  As aulas têm três horas de duração.

 

Acreditamos que esses passos integram, sensibilizam, instigam os participantes a jogar/brincar, num clima divertido, livres da crítica, e assim possam explorar a criação. “Improviso, Imaginação e Presença” é um curso criado e realizado pelas atrizes e palhaças, professoras de artes cênicas Soraya Saide e Roberta Calza.

 

Serão oito encontros, de 16 de outubro a 04 de dezembro.

Às quartas-feiras, das 19h30 às 22h30.

No Ágora Teatro - Rua Rui Barbosa, 642.

20 vagas, por ordem de matrícula.

Para interessados em geral, maiores de 18 anos. Sem necessidade de qualquer experiência teatral. Um curso livre para que quem deseja praticar a imaginação.

Valor: R$ 700

Para mais informações e matrículas, ligue (11) 3284-0290 ou (11) 98859-6939 (whatsapp)

 

O curso só acontece com quórum mínimo de 12 inscritos.

 

 

SORAYA SAIDE

 

Atriz Formada pela Escola de Arte Dramática da EAD/USP. Fez cursos de máscara com mestres como Francesco Zigrino, Cristiane Paoli-Quito e Andre Ryot Sarcey. Professora no Teatro Escola Celia Helena, de 1990 a 1995. Professora de máscaras (Commedia Dell’Arte e Palhaço) desde 1990. Participou do núcleo responsável pela criação da Escola Doutores da Alegria onde está há 26 anos. Atriz e palhaça, seu último trabalho foi “O Homem Que Fala” com direção de Celso Frateschi.

 

 

ROBERTA CALZA

 

Atriz formada pele Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq incluindo o terceiro ano pedagógico. Fez cursos com mestres do teatro e da linguagem incluindo Norman Taylor, Joss Houben. Participou com peças indicadas a melhor produção no Fringe Festival na Irlanda com “Mastrer Shuttefate” e “Bolt upright”. Lecionou no Conservatoire Nacional de Region de Sergi Pontoise, em Paris, como professora de movimento e teatro. No Brasil, ministrou curso de bufão para a companhia principal dos Satyros, entre outras cias. Faz parte do elenco dos Doutores da Alegria desde 2001, além de ser integrante do núcleo fundador da Escola Doutores da Alegria. Recentemente, participou do espetáculo “O Homem Que Fala” com direção de Celso Frateschi.

© 2017 Todos os Direitos Reservados - Ágora Teatro