© 2017 Todos os Direitos Reservados - Ágora Teatro

o grande inquisidor sec. xxi
De Fiódor Dostoiévski

Em cartaz no Ágora Teatro , com sessões aos sábados e domingos  às 19h e segundas às 21h.

O espetáculo O Grande Inquisidor Século XXI de Fiódor Dostoiévski terá a temporada prorrogada nas seguintes datas:

 

Sábado (10/11), Domingo (11/11), Segunda (12/11)

Sábado (17/11), Domingo (18/11), Segunda (19/11)

   Alguns clássicos se eternizam por terem a capacidade de concentrar em si questões pertinentes às mais diversas épocas permanecendo sempre oportuno revisitá-los.
   Se é verdade que o mundo da fábula foi criado pelo mundo do autor, no caso do teatro ele é mediado sempre pelo mundo do ator que fala com o espectador.
   Pela terceira vez em pouco mais de dez anos voltamos aqui no Ágora Teatro ao GRANDE INQUISIDOR de Dostoievski. Se as duas montagens anteriores já eram completamente diferentes entre si, esta terceira radicaliza ainda mais as diferenças e diversidades enormes que um mesmo texto pode resultar. O que nos leva a uma terceira versão desse mesmo texto, são os caminhos do labirinto que o gênero humano optou por adentrar e as perguntas que a cada encruzilhada somos indagados. O comportamento humano, as dúvidas que a nossa realidade e a nossa metafísica insistem em nos recolocar, a nossa liberdade e a nossa sujeição, a nossa submissão e a nossa revolta, são os temas que o nosso Grande Inquisidor recoloca em discussão nesse nosso século XXI.
   Da lenda original narrada por Ivan a seu irmão Aliocha no grande romance OS IRMÃOS KARAMAZOV, priorizamos a conversa interrogatório que o Grande Inquisidor trava com o prisioneiro, o próprio Cristo que retorna a terra e que será sumariamente condenado e executado por ter voltado para estorvar a obra da igreja.
   Colocamos essa situação nas ruas de São Paulo contemporânea e o poema ecoou e nos surpreendeu com extrema nitidez e pertinência. Essa nova versão, também com cenários figurinos de Sylvia Moreira e luz de Wagner Freire, procura chegar às camadas mais profundas do texto de Dostoievski pra dialogar com toda a clareza sobre as nossas mazelas contemporâneas.

 

Dramaturgia e interpretação : Celso Frateschi

Cenário e Figurino: Sylvia Moreira

Luz: Wagner Freire

Corpo: Viven Buckup

Programação Visual : Pedro Becker

SERVIÇO:

08/09 à 19/11/2018

SÁBADOS e DOMINGOS às 19h00

SEGUNDAS às 21h00

R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia)

ÁGORA TEATRO - Sala Edith Siqueira 60 lugares

Duração: 60 minutos

Acessibilidade: SIM

Banheiros: SIM

Café: SIM

Rua Rui Barbosa, 664 – Bela Vista

TEL: 3284-0290