© 2017 Todos os Direitos Reservados - Ágora Teatro

  • Facebook

 HAMELETE – O CORDEL 

Peça premiada se apresenta em curta temporada no Ágora Teatro

O espetáculo HAMALETE – O CORDEL, apresentado pelo Grupo Careta, é sucesso de crítica e público por onde passa.

A proposta de reconstrução da mais famosa peça shakespeareana propõe uma releitura de Hamlet na estrutura do cordel. Ao trabalhar com a versatilidade das formas e ritmos, oferece a possibilidade de uma leitura em que o peso da tragédia é minimizado, mas sem ausentar o aspecto reflexivo da obra. O Grupo Careta consegue assim transformar uma trágica história de traição em uma apresentação divertida que prende o espectador do início ao fim.

Não só o espírito popular do texto foi mantido como também a caracterização de personagens femininas construídas por atores, reproduzindo a realidade da época. Com Luizinho Beltrame, Alberto Vizoso, Yves Carrasco, Marcelo Jacob, Octávio da Matta, Lívia Simardi e Patrícia Palhares. Direção de Lívia Simardi e texto de Octávio da Matta.

SERVIÇO:

Duração: 70 minutos

Classificação Indicativa: 12 anos

Datas: De 11 de janeiro a 15 de fevereiro (sábados às 21h)

Local: Ágora Teatro - R. Rui Barbosa, 672 - Sala Gianni Ratto

Ingressos: R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia)

Ficha Técnica:

Autor: Octávio Da Matta

Direção: Lívia Simardi

Elenco:

Alberto Vizoso (Ofélia, Cacto, Polônio, Fortimbras)

Lívia Simardi (Narradora)

Luizinho Beltrame (Hamelete)

Lino Reis (Espectro, Laertes, Cacto)

Octávio Da Matta (Rei Cláudio)

Patrícia Palhares (Narradora)

Yves Carrasco (Rainha Gertrudes, Cacto)

Light Designer: Marcelo Jacob

Sonoplastia: Âmer Menegassi

Figurinos: Milton Fucci

Modelista/Costureira: Elisângela Dally

Cenário: Lívia Simardi

Cenotécnico: João Pereira da Silva

Visagismo: João Marcelo Basil

Visagista Assistente: Ana Ariosa

Produtora e Programação Visual: Tamiris Ferreira

 

Sobre o Grupo Careta

O grupo foi formado em 2014, com o encontro de artistas experientes e oriundos de vários segmentos do teatro e com larga experiência nos palcos. ​Com a vontade de montar um espetáculo inspirado na cultura brasileira, mas com a segurança de uma obra clássica, Octávio da Matta apresentou Hamelete.

A peça conquistou o troféu Arlequim em quatro categorias do Festival de Teatro da Cidade de São Paulo em 2014: figurino, produção, ator coadjuvante e  melhor espetáculo.  No Festival Nacional de Teatro de Varginha/MG 2015, venceu em 7 categorias: cenário, maquiagem, figurino, atriz coadjuvante, ator  coadjuvante, direção e melhor espetáculo; Festival Nacional de Teatro de Pingamonhangaba/SP,  por voto popular ficou em 3° lugar como melhor espetáculo e Alberto Vizoso recebeu o troféu como melhor ator.  No Festival Proscênio de Indaiatuba 2015, recebeu os troféus das categorias: direção, sonoplastia e ator coadjuvante.

O espetáculo já possui mais de 100 apresentações com temporadas em vários teatros de São Paulo. Também realizamos apresentações em diferentes lugares: SESC Bertioga, Teatro Univap em São José dos Campos, Teatro Cacilda Becker em Pirassununga, apresentação na maior Festa de São João de São Paulo, no Centro de Tradições Nordestinas – CTN e apresentação no Festival de Inverno, em Atibaia. Em 2016, participou do CIRCUITO SESC DE ARTES 2016 (9 cidades do interior de São Paulo), se apresentou no SESC OSASCO, SESC SANTO ANDRÉ, SESC CAMPINAS e no Festival de Inverno de Bragança Paulista.

Com pouco tempo de história, o grupo foi destaque nas principais mídias de São Paulo: dica cultural do Jornal Bom Dia São Paulo, na TV Globo;​ ​Programa Metrópolis da TV Cultura sobre montagens diferentes de Hamlet; Peças recomendadas pelo Guia Divirta-se / Estadão, destaque no Guia da Folha no evento das Satyrianas 2015, TV Minuto ( Metrô de São Paulo), entre outros.