ANTÍGONA

De Sófocles

 

Elenco:

Celso Frateschi

Naruna Costa e 

Pascoal da Conceição

 

Direção: 

Moacir Chaves

Versão: 

Celso Frateschi

Cenários e Figurinos:
Sylvia Moreira​

O Ágora Teatro abre sua programação do segundo semestre de 2017 com a estreia de Antígona, de Sófocles. O espetáculo será apresentado na Sala Gianni Ratto, que possui 40 lugares e passou por recentes transformações em sua arquitetura cênica, com vista a criar uma nova relação entre o palco e a plateia.

 

Sinopse

Escrita por volta de 442 a.C., Antígona integra ao lado de Édipo Rei (430 a.C.) e Édipo em Colono (401 a.C.) a chamada trilogia tebana de Sófocles (495-406 a.C.), encerrando a longa série de infortúnios que recaem sobre o clã amaldiçoado dos labdácidas. 

Terminada a guerra entre Argos e Tebas, os filhos de Édipo, Polinices e Etéocles, irmãos de Antígona e Ismênia, morrem em luta pelo poder. Creonte, irmão de Jocasta e cunhado de Édipo, assume o trono da cidade, proclamando uma ordem que proíbe que o corpo de Polinices receba o devido sepultamento. Antígona descumpre a ordem real e, confrontada diretamente por Creonte, é condenada à morte. O fato precipita uma série de acontecimentos funestos que irão atingir diretamente o monarca, levando-o a experimentar na própria pele o amargo processo que a tragédia ática convencionou chamar de reconhecimento trágico.

 

Projeto realizado com recursos do 5º Prêmio Zé Renato de Fomento ao Teatro – Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

© 2017 Todos os Direitos Reservados - Ágora Teatro